Algoz do Brasil, Canadá vence os EUA e vai à final olímpica do futebol feminino pela primeira vez

 


A seleção do Canadá conquistou um resultado histórico para o futebol feminino. Com um gol de Jessie Fleming, de pênalti, a equipe derrotou os Estados Unidos por 1 a 0 e se classificou pela primeira vez a uma final olímpica. Dona de quatro outros e uma prata em Olimpíadas, a equipe estadunidense nunca havia perdido uma semifinal nos Jogos.


Jessie Fleming comemora o gol da vitória do Canadá sobre os Estados Unidos — Foto: Naomi Baker/Getty Images

Jessie Fleming comemora o gol da vitória do Canadá sobre os Estados Unidos — Foto: Naomi Baker/Getty Images

Já o Canadá, que eliminou o Brasil nas quartas de final, confirma o crescimento da sua seleção, que vem de dois bronzes nos Jogos de Londres-2012 e Rio-2016. As canadenses vão decidir o ouro contra a Suécia, que derrotou a Austrália na outra semifinal. A decisão será na quinta-feira, às 23h (de Brasília), no Estádio Nacional de Tóquio. No mesmo dia, só que mais cedo (às 5h), Estados Unidos e Austrália vão disputar o bronze, em Kashima.



Confira a tabela completa do futebol feminino nos Jogos de Tóquio

Os países vizinhos têm histórias totalmente opostas na modalidade, e um retrospecto amplamente favorável para a seleção dos EUA, que perdeu apenas pela quarta vez na história para o Canadá - a derrota anterior havia sido há 20 anos, em março de 2001. Tetracampeões mundiais e olímpicos, os EUA disputaram todas as sete edições do futebol feminino nos Jogos - a modalidade entrou no programa olímpico em Atlanta-1996 - e chegaram seis vezes à semifinal.


Para a treinadora do Canadá, a inglesa Bev Priestman, a vitória desta segunda tem sabor de revanche. Na Copa do Mundo de 2019, ela era assistente de Phil Neville na seleção inglesa, derrotada na semifinal pelos EUA. Aos 35 anos, consegue sua primeira final olímpica apenas nove meses após assumir a seleção canadense.


As duas seleções fizeram um primeiro tempo muito travado, que teve como momento de maior destaque a contusão da goleira americana Alyssa Naeher, aos 19 minutos. Depois de seis minutos de atendimento em campo, ela tentou continuar mas precisou ser substituída aos 29 por Adrianna Franch.

Postagem Anterior Próxima Postagem