João Paulo repete estreia e quebra jejum de quase 2 anos no Santos

 


Aos 47 minutos do segundo tempo, o goleiro João Paulo defendeu o pênalti de Lucas Crispim e garantiu o empate por 1 a 1 na partida entre Santos e Fortaleza no último domingo (15). Mais do que garantir o ponto para o Peixe, o arqueiro quebrou um jejum dos goleiros da equipe, que não defendiam uma cobrança de pênalti há um ano e 10 meses. Além disso, o defensor volta a defender uma cobrança 64 jogos depois de sua estreia no clube.


O último arqueiro que evitou um gol durante uma penalidade no Santos foi Éverson, que já está há um ano no Atlético-MG. No dia 5 de outubro de 2019, o defensor perdeu para Rossi, que defendia o Vasco da Gama, e cometeu a falta dentro da área. Mas, na cobrança do pênalti, feita pelo próprio Rossi, pulou no canto esquerdo e espalmou a bola. Esse confronto aconteceu em São Januário, pela 23ª rodada do Brasileirão daquele ano.

Desde então, tanto João Paulo como John e Vladimir tiveram chances de defender uma penalidade no Santos, mas não conseguiram. Inclusive, a última derrota do Alvinegro no Brasileirão aconteceu justamente por causa de um pênalti: Zé Roberto decretou o triunfo do Atlético-GO na Vila por 1 a 0 no último dia 25, pela 13ª rodada.


Porém, não é a primeira vez que João Paulo salva uma penalidade com a camisa alvinegra. O defensor já participou de 65 partidas com o Peixe, sendo a primeira delas no dia 8 de outubro de 2016, em um amistoso contra o Benfica para celebrar o centenário da Vila Belmiro. Vanderlei atuou o primeiro tempo, mas como era uma partida festiva, John e João Paulo, que faziam sua estreia pelo time principal, revezaram a meta na segunda etapa.


E adivinhem como a equipe portuguesa abriu o placar? Na cobrança de pênalti com Sálvio, quando John estava no gol, aos 2 minutos. Aos 38, José Gomes, que sofreu as duas penalidades, foi para a cobrança e viu o estreante João Paulo pular firme na direita para evitar o gol.


Depois desse dia, João Paulo voltou a ter uma oportunidade somente no dia 16 de julho de 2017, quando também não sofreu gols e ajudou o time a empatar com o Vasco pelo Brasileirão. O hiato para a terceira partida durou mais de três anos, já que ele só voltou a entrar em campo no dia 16 de agosto de 2020, com a lesão de Vladimir.


Após o fim do tabu, o Santos se prepara para enfrentar o Libertad-PAR, pela partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana nesta quinta-feira (19), às 21h30. Com a vitória em casa por 2 a 1, o time joga por um empate no Paraguai para avançar no torneio.

Postagem Anterior Próxima Postagem