Ticker

6/recent/ticker-posts

Globo inicia a semana com a demissão de mais dois veteranos e escancara decadência

 


Francisco José e Renato Machado, dois jornalistas com mais de 40 anos de emissora foram demitidos nesta segunda-feira (29).


É a nova política da empresa. Mandar embora profissionais reconhecidos e experientes.



 

A dupla de novos demitidos se junta a nomes como Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini, Isabela Assumpção e Linhares Júnior, que também foram demitidos recentemente.


Renato Machado tem 78 anos e estava na Globo desde 1982. Atuou na cobertura de um ano da Guerra das Malvinas, entre Reino Unido e Argentina, para o Jornal da Globo. Em 1983, foi enviado para o escritório da capital britânica. Em 1995, Machado passou a ser editor-chefe e apresentador do Bom Dia Brasil, função que ocupou entre 1996 e 2010.


Francisco José tem 77 anos, com 46 anos somente de Globo. Considerado uma lenda do Jornalismo no Nordeste, o profissional foi um dos primeiros rostos com sotaque de fora do eixo Rio-São Paulo a aparecer no Jornal Nacional. Com o passar do tempo, ele passou a ganhar mais espaço em rede nacional, passou a cobrir eventos fora da região.


Desde seu começo na Globo, Chico José, nome pelo qual passou a ser chamado pelos colegas, fazia reportagens para o Globo Repórter. Nos últimos anos, porém, ele passou a se dedicar mais aos trabalhos para o programa semanal e virou praticamente o rosto oficial de matérias sobre as belezas do Brasil.