CPI do Consórcio Nordeste: Golpe dos respiradores foi pago com "PIX, sem contrato ou garantia" (veja o vídeo)

 


A cada dia, novos ‘golpes’ do Consórcio Nordeste vêem à tona, na CPI que ocorre na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para esclarecer as ações fraudulentas da entidade durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus.


Nesta semana, o depoimento colhido foi do secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia. Ele é investigado em 11 de 12 contratos de compras coletivas de insumos para a saúde e respiradores ‘firmados’ pelos estados do Nordeste, via o maldafado Consórcio.



 

E para surpresa do presidente do colegiado, deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), Maia afirmou que na compra dos respiradores que nunca foram entregues, a cota de seu estado, no total de R$ 5 milhões, foi paga com PIX, sem qualquer contrato ou assinatura de um documento de comprovação e garantia.


“Ele confirmou o que a gente já suspeitava: o repasse ao Consórcio Nordeste foi feito sem o contrato com a empresa ser lido ou assinado, sem dotação orçamentária, sem saber qual era a empresa, sem saber sequer que ela fornecia respiradores. Foi um PIX, um verdadeiro PIX, que os governadores fizeram para Carlos Gabas e Rui Costa", disse Kelps.


 

No depoimento, o secretário relatou ainda que algumas negociações eram encaminhadas ou intermediadas, olhem só, por grupos de Whatsapp.


Kelps confirmou a entrega do relatório final da CPI do Consórcio Nordeste para o próximo dia 16 de dezembro.


Mas, pelo jeito, outras CPI locais terão que ser criadas para cavar o buraco e encontrar toda a sujeira, ainda pelos próximos anos.


Fatos que a CPI do senado, que manda investigar presidente da República por compra que não foi feita e dinheiro que nunca foi desviado, preferiu fingir que não viu.


E, mais uma vez, 'Bolsonaro tem razão'!


Assista:



Postagem Anterior Próxima Postagem