A volta do “denegrir”: Âncora da CNN repreende colega ao vivo


O jornalista da CNN Evandro Cini encontrou uma oportunidade de militar ao ouvir seu colega, o comentarista Alexandre Borges, falar a palavra “denegrir”, classificada como racista nos dias atuais.

Durante transmissão ao vivo do programa Expresso CNN, tão logo Borges concluiu seu comentário, o âncora chamou a atenção do comentarista.

Você usou o termo denegrir, que não é usual nos dias atuais. Isso é importante que se ressalte. Temos de cortar essa palavra, já que representa algo negativo, voltado à população negra. Temos de cortá-la para termos um diálogo e um discurso cada vez mais respeitador – apontou Cini.

Alexandre Borges ficou visivelmente constrangido, mas não argumentou.

No perfil de Evandro Cini no Instagram, internautas se manifestaram em crítica à atitude do jornalista.

– Que geração de profissionais mais sem personalidade, triste – criticou um internauta.

– Esse céu está muito claro não vai denegrir ele – zombou outro em uma foto na qual Cini esta sob céu aberto.

– Você estudou para denegrir a reputação dos profissionais da sua área? – disparou mais uma internauta.

Na definição do dicionário Michaelis, o verbo denegrir significa “ficar ou fazer ficar escuro, ou manchar a reputação”. Denegrir vem do latim denigrare, palavra que em sua origem romana não fazia referência nenhuma à cor de pele. No entanto, a palavra passou a se considerada racista por atribuir um caráter negativo a algo que seja negro.

O episódio ocorre dois meses após Marcelo Cosme, âncora da Globo News, fazer o mesmo com Carolina Cimenti, que também utilizou a palavra. Cosme repreendeu Cimenti, que prontamente se desculpou.

Postagem Anterior Próxima Postagem