Oposição pede a Moraes suspensão de porte de arma nas eleições


Partidos políticos que fazem oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que suspenda o porte de armas de fogo no dia das eleições.

O pleito deste ano acontecerá em 2 de outubro. O segundo turno, se houver, está agendado para o dia 30 do mesmo mês.

Em uma petição, líderes de seis legendas de esquerda querem que o Brasil suspenda armamentos para civis durante a votação. No documento, os dirigentes pedem que o chefe do Executivo seja multado por incitar a violência.

A representação solicita que, nos dias 2 e 30 de outubro, “a circulação de pessoas portando armas fique restrita a atividades policiais e de segurança”. Também pede que a Justiça Eleitoral se manifeste sobre “pessoas portando armas e a entrada nos locais de votação e sessões eleitorais”.

“O processo eleitoral, a segurança dos eleitores e dos candidatos, notadamente os de oposição ao governo vigente, estão sob elevado risco, inclusive de vida, num momento em que se agudizam as ameaças e os ataques da turba ensandecida, incentivadas e estimuladas pelo canto do aboio que desde o início do atual mandato presidencial se faz presente, como expressão de ódio, intolerância e incapacidade de convivência democrática”, diz o pedido.

Na consulta, as siglas desejam que Bolsonaro seja obrigado a condenar publicamente o assassinato do dirigente petista ocorrido no último sábado (9), sob pena de multa diária de R$ 1 milhão em caso de descumprimento.

Também foi pleiteado que o mandatário seja multado no mesmo valor caso faça qualquer tipo de “discurso de ódio” ou “incitação à violência” contra seus adversários.

Postagem Anterior Próxima Postagem