Comício de Lula teve cerca de 10 mil pessoas; PT esperava 100 mil


O comício do ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo, reuniu menos militantes do que o esperado pela legenda neste sábado (20), fato que confirmou o temor do comando da campanha presidencial petista.

Havia receio de que o espaço, muito amplo, não ficasse cheio o suficiente para dar demonstração de força política na capital paulista. O número de pessoas ficou bem abaixo daquele que foi projetado pela legenda.

De acordo com dados do grupo de pesquisa “Monitor do Debate Político no Meio Digital”, da USP, o ato político reuniu 9.580 pessoas durante o pico, que ocorreu por volta das 13h20.

A concentração do público estava marcada para às 11h. Ao meio-dia e meia, eram 6.187 pessoas no local, ainda de acordo com dados do medidor publicados no jornal O Globo.

A avaliação da estimativa de público foi dos pesquisadores Pablo Ortellado e Márcio Moretto. A pesquisa utilizou um algoritmo para dividir uma imagem aérea de alta qualidade em 8 partes. “A precisão do algoritmo é de 84,5% e a acurácia de 80,1%.”

O PT havia informado à Prefeitura de São Paulo que eram esperados 100 mil apoiadores no comício deste sábado. Segundo a sigla, inclusive, 70 mil apoiadores teriam comparecido, número que não representa as imagens do evento.

Postagem Anterior Próxima Postagem