Cade pede investigação contra institutos de pesquisa: "Conduta coordenada, erros idênticos e simultâneos"


O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Macedo, solicitou ao superintendente-geral do órgão, Alexandre Barreto, que se faça uma investigação contra institutos de pesquisa tradicionais no Brasil, como Ipec, Datafolha e Ipespe.

Macedo argumenta que o resultado das urnas, em comparação às projeções feitas pelos institutos, tiveram erros idênticos e simultâneos para além da margem permitida; o que seria quase impossível ou, pelo menos, muito improvável de acontecer.

- É ainda mais improvável de ocorrer (os erros) quando se verifica que este padrão se repetiu em várias pesquisas supostamente independentes. Mas que, aparentemente, possuem o mesmo tipo de erro. (…) Tal improbabilidade de resultado levanta suspeita a respeito da independência das ações dos referidos agentes, pelos motivos já destacados - explicou.

Antes do primeiro turno, as pesquisas davam por certa a vitória de Lula (PT), com diferença de 14 pontos percentuais de Jair Bolsonaro (PL), que, supostamente, viria em segundo lugar. No final da apuração, porém, foi constatada uma diferença de cinco pontos, bem diferente das projeções dos institutos.

- Pode-se concluir que há indícios de suposta conduta coordenada ou colusiva e também de efeitos unilaterais por parte dos institutos IPEC, DATAFOLHA e IPESPE devendo a Superintendência-Geral do Cade instaurar inquérito administrativo para apurar os fatos narrados - finalizou Macedo, em documento.

Postagem Anterior Próxima Postagem