Deputado deseja impedir BNDES de realizar empréstimos a países devedores


O deputado federal Vicentinho Júnior do Progressistas estuda apresentar projeto de lei na Câmara dos Deputados para alterar a Lei das Estatais 13.303/2016, modificando a normativa regimental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e estabelecendo novas regras para empréstimos a países estrangeiros.

O motivo da preocupação do deputado é consequência das declarações do presidente Lula sobre criar condições para financiar, por meio do BNDES o gasoduto na Argentina. “Não faz sentido investirmos fora, sem antes cuidarmos daqui! Dinheiro é como cobertor curto, ou cobre a cabeça, ou cobre os pés. Lembro ainda que, em outros tempos, foram esses empréstimos externos os objetos de grandes escândalos no Brasil “, observou Vicentinho Júnior.

Na proposta do deputado, o BNDES só poderá realizar empréstimos a outros países mediante a apresentação de cronograma que comprove o andamento das obras de infraestrutura no Brasil. Para o parlamentar, tal posicionamento não se trata de ser oposição ao governo, ou tampouco não querer o desenvolvimento dos países vizinhos, mas é questão de bom senso.

“Algum economista do novo governo pode me explicar como essa conta vai fechar? Falta dinheiro para investir internamente, sobra dinheiro para nos abraçarmos com países falidos como a Argentina, Cuba e Venezuela. Quero ver onde isso vai parar!”, disse. “Os países que estão em débito com o BNDES, com o Brasil, ficarão impedidos de pegar novos empréstimos como qualquer outro cidadão ou entidade”, concluiu o parlamentar.

Postagem Anterior Próxima Postagem