Para Carmen Lúcia a indicação de Zanin a uma vaga no STF é possível e não fere a Lei


Na avaliação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, o fato do advogado Cristiano Zanin coordenar a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é impeditivo para sua indicação a uma vaga no STF.

“Eu não acho que a circunstância de ele ter sido advogado do presidente de alguma forma comprometa o indicado ou eventual novo ministro”, afirmou a ministra. Zanin defendeu o presidente Luíz Inácio Lula da Silva nos processos da Operação Lava-Jato e nas eleições do ano passado.

“A circunstância de passar pelo Executivo, ou pela ligação, como os próprios advogados, desde sempre de forma alguma macula o indicado ou indicada. Acho que a discussão tem que ser: a Constituição está sendo cumprida? A Constituição diz que o ministro deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada, e esse advogado tem e já demonstrou. Ele e muitos outros nomes que são lembrados“, acrescentou Carmen Lúcia.

Carmen Lúcia citou ainda outros “grandes nomes” do STF que também tinham ligação com o Executivo ou atuaram na administração pública, como Victor Nunes Leal, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. “A história do Supremo nunca se marcou pela circunstância de a indicação ter sido desse ou daquele presidente”, declarou.

Postagem Anterior Próxima Postagem