Lula minimiza crise com Centrão: "Não se pode assustar com política"


Lula minimiza conflito com o Centrão em tramitação da MP da Esplanada

 

Durante uma cerimônia na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou o conflito com o Centrão na tramitação da Medida Provisória 1154/2023, conhecida como MP da Esplanada. Lula afirmou que acorda com notícias que parecem "que o mundo está acabando", mas ao ler as notícias do dia, percebeu que a situação era apenas uma comissão do Congresso querendo mexer na estrutura de governo, algo difícil de ser realizado.


"Agora que começou o jogo. O que a gente não pode é se assustar com a política. Quando a sociedade se assusta com a política e começa a culpar a classe política, o resultado é infinitamente pior. É na política que se tem as soluções dos grandes e pequenos problemas do país", enfatizou o presidente.


Lula ressaltou que a questão com a MP é algo natural da política e agora é o momento de negociar com os parlamentares. Segundo ele, é importante não se assustar com os desafios políticos, pois é por meio da política que se encontram as soluções para os problemas do país.


A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), já indicou a possibilidade de judicializar as mudanças feitas pelos parlamentares na MP 1154/2023, caso o texto aprovado pela comissão mista não seja alterado, modificando a atual composição do governo.


Durante o evento, estavam presentes o presidente da Fiesp, Josué Gomes, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.


Lula aproveitou a ocasião para elogiar Josué Gomes, filho de José Alencar, ex-vice-presidente dos dois primeiros mandatos do petista. Ele destacou que Josué herdou do pai uma importante qualidade: o caráter. O presidente ressaltou a importância de ter um empresário moderno e corajoso à frente da Fiesp, e afirmou que empresários de São Paulo e do Brasil se beneficiarão com a presidência de Josué Gomes, dando uma leve alfinetada no antecessor do empresário, Paulo Skaf, que era bolsonarista.


O site Política Online Brasil acompanhará de perto os desdobramentos da tramitação da MP da Esplanada e trará análises e informações atualizadas sobre o conflito entre o governo e o Centrão. Os desafios políticos enfrentados pelo presidente Lula serão abordados, assim como os possíveis desdobramentos dessa situação para o cenário político brasileiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem