Jornalistas criticam post de Janja sobre privatização da Eletrobras


Jornalistas da GloboNews expressaram críticas à publicação feita pela primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, após o apagão que afetou o fornecimento de energia elétrica em pelo menos 25 estados do país e no Distrito Federal nesta terça-feira (15). Janja citou a privatização da Eletrobras em seu tuíte, gerando reações e debates sobre a politização da questão.

O tuíte da primeira-dama dizia: "A ELETROBRAS FOI PRIVATIZADA EM 2022. Era só esse o tuíte". Durante o programa EstúdioI da GloboNews, os jornalistas Andreia Sadi, Octavio Guedes, Flávia Oliveira e Valdo Cruz debateram a postagem e concordaram que ela acabou politizando um evento que deveria ser tratado com foco na informação.

Octavio Guedes comentou: "A gente saiu de um governo de fake news, e o Brasil está precisando neste momento é de informação". A preocupação dos jornalistas é que a postagem da primeira-dama possa gerar desinformação e divisões em um momento em que a população precisa de esclarecimentos sobre as causas e impactos do apagão.

Apagão Afeta Grande Parte do País

O apagão ocorrido na manhã desta terça-feira teve um impacto significativo em várias regiões do Brasil. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia, uma falha ocorreu por volta das 8h31, resultando na interrupção do fornecimento de energia elétrica em pelo menos 25 estados e no Distrito Federal.

As causas específicas do apagão ainda não foram divulgadas oficialmente. Cidades nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins foram afetadas pelo apagão.

Até as 9h16, cerca de 6 mil MW (dos 16 mil MW inicialmente afetados) já haviam sido recompostos, de acordo com informações do Operador Nacional do Sistema. A recomposição foi iniciada em todas as regiões afetadas.

Investigação e Especulações sobre as Causas

O Operador Nacional do Sistema informou por meio de nota que as causas da ocorrência estão sendo apuradas. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para lidar com o incidente e apurar suas causas.

José Marengo, coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indicou que a causa do apagão deve ser de natureza operacional, pois não havia alertas relacionados à seca que poderiam impactar o fornecimento de energia elétrica.

O apagão gerou preocupações em todo o país, destacando a importância da estabilidade do fornecimento de energia elétrica e a necessidade de investigar as causas para evitar recorrências no futuro. Enquanto as autoridades trabalham para compreender o que levou ao incidente, a atenção permanece voltada para garantir a segurança energética e a confiabilidade do sistema elétrico nacional.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato