URGENTE: MPSP abre investigação contra ex-assessora de Anielle Franco


MPSP abre investigação contra ex-assessora de Anielle Franco por declarações ofensivas durante final da Copa do Brasil


São Paulo, 28 de setembro de 2023 - O Ministério Público de São Paulo (MPSP) iniciou uma investigação criminal contra Marcelle Decothé, ex-assessora especial do Ministério da Igualdade Racial (MIR), devido a declarações ofensivas proferidas contra torcedores do São Paulo durante a final da Copa do Brasil.


Marcelle estava presente no estádio do Morumbi acompanhando a ministra Anielle Franco durante a partida entre São Paulo e Flamengo, time do qual ela é torcedora. Em uma postagem nas redes sociais, ela fez comentários pejorativos, afirmando que a torcida são-paulina é "branca, que não canta, descendente de europeu safado... Pior tipo de pauliste."


A repercussão negativa levou à exoneração de Marcelle de seu cargo na terça-feira (26). Em um comunicado oficial, o ministério destacou que as ações dela "estão em evidente desacordo com as políticas e os objetivos do MIR."


Além disso, o deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou uma notícia-crime contra Marcelle, alegando que "a assessora praticou discriminação por cor e procedência nacional, associando a torcida branca a 'europeu safado' e fazendo uma relação negativa com o fato de serem paulistas."


Esse incidente ressalta a importância de manter um discurso respeitoso e não discriminatório em eventos esportivos e na esfera pública, enquanto as autoridades investigam possíveis violações legais decorrentes das declarações de Marcelle Decothé.

Postagem Anterior Próxima Postagem