CPMI 8/1: comissão aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro


CPMI do 8 de Janeiro: Comissão Aprova Relatório que Pediu Indiciamento de Bolsonaro e Outras 60 Pessoas


Nesta quarta-feira, 18 de outubro de 2023, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro aprovou o relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) com mais de 1,3 mil páginas. O relatório, aprovado por 20 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção, responsabiliza o ex-presidente Jair Bolsonaro por incitar os ataques aos prédios dos Três Poderes e pede seu indiciamento.


Além de Bolsonaro, mais de 60 pessoas, incluindo a deputada Carla Zambelli e o tenente-coronel Mauro Cid, estão sujeitas ao indiciamento. O relatório apresenta uma linha do tempo que, segundo a relatora, descreve o roteiro golpista adotado por bolsonaristas e interlocutores que teriam motivado a ação dos manifestantes, com o objetivo de abolir o Estado Democrático de Direito e instalar uma ditadura no Brasil.


O relatório também pede o aprofundamento das investigações sobre mais de 100 pessoas, incluindo financiadores e figuras como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.


O presidente da comissão, Arthur Maia, destacou a importância do debate realizado na CPMI, ressaltando que a democracia é maior que o radicalismo. Este evento marca um momento crucial na história do Brasil, em que questões políticas e legais se entrelaçam de maneira significativa.

Postagem Anterior Próxima Postagem