Chefe de jornalismo da Globo, citado em caso de corrupção, é demitido


A direção da Rede Globo foi informada por repórteres investigativos da emissora que o chefe de jornalismo, Tyndaro Menezes, foi citado em uma investigação do Ministério Público que apura caso de propina envolvendo o empresário Arhtur César de Menezes Soares Filho, mais conhecido como "Rei Arthur" e o delegado Ângelo Ribeiro.

O delegado da PC do Rio, por sinal, foi afastado do cargo acusado de receber dinheiro de Soares Filho para encobrir inquéritos tributários. Ambos são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro.

Tyndaro, que estava na TV Globo desde 1992, foi citado pelo Ministério Público várias vezes porque o delegado disse que o jornalista apresentou a ele várias pessoas para a compra de insumos em um hospital do Rio de Janeiro. Pelo "favor", Ribeiro deveria dar ao chefe de jornalismo umas "comissões pela venda". Fora isso, o ex-global também é mencionado como a "fonte" que repassava a "Rei Arthur" informações privilegiadas sobre as operações policiais no Estado; já que ele era amigo do delegado.

- As negociações suspeitas propostas pelos delegados ficam ainda mais evidentes, tendo eles se referido, inclusive, ao jornalista Tyndaro Menezes, ligado à Rede Globo. No contexto em que falam sobre compra de insumos médicos e sobre 'SC' (Sérgio Côrtes) e família serem atravessadores de uma empresa de São Paulo, Ângelo fala a Victor que Tyndaro não integraria nenhuma empresa, mas, ainda assim, 'seria prestigiado - diz trecho da denúncia, apontando que a aquisição do hospital carioca renderia ao jornalista comissão de 1% do valor total.

A direção da Globo soube do ocorrido e decidiu demitir o funcionário, embora o chefe de jornalismo tenha dito que não há nada de ilegal em "apresentar pessoas". Menezes foi desligado da empresa sem sequer ter a oportunidade de se despedir dos colegas.

Em nota, a "Poderosa", que já administra vários processos internos, argumentou:

- O profissional citado não está mais na empresa. A Globo não comenta questões relacionadas a compliance. Reitera que tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores, e uma ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação. Todo relato é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas - finalizou.

Postagem Anterior Próxima Postagem