Ticker

6/recent/ticker-posts

Eleitores podem estar escondendo voto em Bolsonaro nas pesquisas, diz especialista


Durante participação no quadro Arena Eleições, da CNN, nesta terça-feira (30), o cientista político Antônio Lavareda disse que existe a possibilidade de subnotificação na intenções de voto do presidente Jair Bolsonaro (PL) em alguns segmentos da sociedade.

“Bolsonaro tem crescido regularmente nas últimas pesquisas, chamando atenção para a hipótese de subnotificação do voto em Bolsonaro em alguns segmentos, especialmente naqueles de menor renda e escolaridade”, afirmou.

Segundo Lavareda, esse fenômeno é conhecido como ‘espiral do silêncio’, que também está presente em cenários de pesquisas eleitorais.

“Quando algumas pessoas têm uma opinião que discrepa da opinião amplamente majoritária do seu grupo elas escondem e ocultam essa preferência para não entrar em conflito”, prosseguiu.

Ainda conforme o analista, durante entrevistas telefônicas, por exemplo, as pessoas tendem a se sentir “mais à vontade de confessar em público sua preferência”.

Por fim, o cientista político entende que o conjunto das entrevistas dos candidatos à Presidência, das propagandas eleitorais e do debate deve começar a ser notado a partir das próximas pesquisas eleitorais.

Eis a íntegra da fala de Antônio Lavareda:

CLIQUE AQUI