Ministro da Defesa pede acesso “urgentíssimo” a código-fonte das urnas eletrônicas


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu um novo pedido do Ministério da Defesa para disponibilização de código-fonte das urnas eletrônicas.

Assinado pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira, o documento solicita acesso “urgentíssimo” e compõe uma série de procedimentos de fiscalização previstos em resolução da Corte. Conforme tem registrado o Conexão Política, a petição faz parte de demandas do ministério para fiscalização e auditorias nas urnas.

Por meio do acesso ao código-fonte, possível testar a tecnologia, encontrar eventuais falhas e apontar correções, entre outros. É de interesse da Defesa checar a confiabilidade do sistema eleitoral.

O ministro destacou celeridade no pedido, alegando “exíguo tempo disponível até o dia da votação”. O prazo estipulado na ação foi de até 12 de agosto de 2022.

Ainda conforme a resolução apresentada pelos militares, foi solicitado outros dados que integram o grupo técnico das Forças Armadas, incluindo dados das últimas eleições no país.

— A ausência das referidas informações poderá prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos da supracitada equipe quanto ao cumprimento das etapas de fiscalização previstas na Resolução do TSE e, também, que há a necessidade de um ponto de contato que facilite as ações de fiscalização — sustentou o ministro.

Postagem Anterior Próxima Postagem