O encontro marcado por Alexandre de Moraes para a próxima semana


O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcou uma reunião com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. O encontro deve ocorrer na próxima terça-feira (23), a partir das 15h30.

A conversa será privada e não contará com a presença de técnicos. Segundo informações apuradas pelo Conexão Política, a reunião deve ser apenas entre os dois. A tentativa de diálogo ocorre em meio a um atrito entre o Poder Executivo, as Forças Armadas e a Corte Eleitoral.

Anteriormente, durante a gestão do ministro Edson Fachin, que antecedeu Moraes no TSE, a crise foi intensificada. O ministro da Defesa, por diversas vezes, encaminhou ofícios cobrando encontros para discutir maior transparência e segurança nas eleições.

Nogueira chegou a ser recebido algumas vezes, mas reiterada vezes destacou a necessidade de o TSE implementar ordens técnicas em torno urnas eletrônicas para não existir espaço para desconfianças. Em certo momento, as Forças Armadas chegaram a dizer que se sentiam desprestigiadas pelo TSE.

A Defesa também tem propósito um “teste de integridade das urnas” na seção de votação, sob utilização de biometria, visando evitar qualquer dúvida sobre a integridade dos equipamentos. Em paralelo a isso, haveria também uma outra conferência com o voto em cédula, como ocorre atualmente.

Nogueira também tem sugerido que o TSE busque realizar auditoria por outras entidades, incluindo representantes indicados por partidos políticos, assim como está previsto na legislação eleitoral.

Postagem Anterior Próxima Postagem