Moraes versus Lindôra: A batalha final


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta sexta-feira (9) o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para encerrar a investigação contra os oito empresários que, segundo narrativa da velha mídia, teriam defendido um golpe de estado.

Moraes negou o pedido.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo afirmou que vai acionar o plenário do STF para decidir a questão.

O ministro sequer analisou as alegações da PGR. Ele considerou o pedido "manifestamente intempestivo", alegando que teria sido apresentado 13 dias após o prazo.

A procuradora imediatamente desmentiu Moraes quanto a questão do prazo processual.

De acordo com a vice-procuradora-geral, o prazo para o recurso começou a contar na segunda-feira (5), já que a PGR recebeu as representações da Polícia Federal, dos senadores, e uma decisão do ministro na sexta-feira (2). Com isso, segundo ela, o prazo de cinco dias terminou nesta sexta-feira (9).

No recurso, Lindôra apontou supostas irregularidades na condução da apuração e disse que não houve caracterização de crimes nas mensagens. Além disso, ela comparou a investigação à atuação de uma "polícia de pensamento de regimes autoritários".

O fato é que a atuação da procuradora está efetivamente atazanando a vida do ministro, que parece que finalmente encontrou uma adversária a altura.

Lindôra está batendo forte e é efetivamente um incômodo inesperado na trajetória de Moraes.

O embate no plenário do STF será decisivo.

Postagem Anterior Próxima Postagem