“O Brasil precisa de reforma no sistema penal, no sentido de um desencarceramento”, diz Ricardo Lewandowski, cotado para ministro da Justiça


O ministro do STF Ricardo Lewandowski vem sendo cotado como possível ministro da Justiça no governo Lula (PT). Em uma palestra no sábado (26), o magistrado defendeu a necessidade de “restaurar a segurança pública, no sentido de um desencarceramento” além do desarmamento da população civil.

“Temos hoje, no Brasil, cerca de 800 mil presos, vivendo em condições desumanas, 40% são presos provisórios, que não ficam frente a frente com um juiz por meses ou anos, e é preciso que isso seja modificado”, afirmou o ministro.

“Temos notícias importantes de que 50% das pessoas presas em flagrante ouvidas pelo juiz são libertadas provisoriamente, mediante condições, ou enviadas para serviços de saúde ou sociais. Essa é uma forma de descongestionar os presídios, que são verdadeiras escolas de criminalidade”, pontuou Lewandowski .

“Temos um volume de armas em mãos da população absolutamente desproporcional aos eventuais perigos que ela pretende afastar com esse armamento. Armamento não só de defesa pessoal, mas pesado, como rifles de assalto e pistolas de uso militar, e isto é algo que temos de rever ou pelo menos refletir conjuntamente”, declarou o magistrado.

Postagem Anterior Próxima Postagem