Bolsonaro nomeia escolhido por Lula para comandar o Exército


Indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o comando do Exército, o general Júlio Cesar de Arruda teve a nomeação para o posto oficializada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU). Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o decreto que estabelece a nomeação de Arruda aponta que ele exercerá interinamente o cargo de comandante a partir do dia 30 de dezembro.

Arruda faz parte do trio de novos comandantes das Forças Armadas escolhidos por Lula e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no início deste mês. Além dele, os outros dois novos líderes das Forças serão o almirante Marcos Olsen, que chefiará a Marinha, e o brigadeiro Marcelo Damasceno, que assumirá a Aeronáutica.

Inicialmente, também estava prevista para ocorrer antes do final do ano a troca no comando da Marinha, no entanto, de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, auxiliares do almirante Almir Garnier, atual comandante da Força, afirmaram que a realização de uma cerimônia antes da posse de Lula não seria uma possibilidade.

Já na Aeronáutica, a troca ocorrerá apenas no dia 2 de janeiro. O atual comandante, o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, teria mostrado a intenção de não ter de prestar continência para Lula e, por isso, só deixará o comando já no governo do petista.

Postagem Anterior Próxima Postagem