Tamanho da derrota de Rogério Marinho preocupa o PT no Senado


O Palácio do Planalto está despreocupado em relação à vitória de Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado, mas os senadores do PT expressam preocupação com o tamanho da derrota do bolsonarista Rogério Marinho.

O plano do PT era isolar o bloco da oposição no Senado. Mas, se Marinho ultrapassar a margem de 35 votos, Pacheco não poderá ignorar os opositores de Lula nas negociações para compor a Mesa do Senado e as comissões.

O bloco de sustentação à candidatura de Marinho é formado por PL, PP e Republicanos. Os cargos no Senado são definidos depois da eleição para a presidência da Casa.

O PT negocia a formação de um bloco com PSD e PSB para conseguir fazer frente aos outros partidos e escolher comissões de acordo com a regra da proporcionalidade.

A sigla gostaria de ficar com a primeira vice-presidência do Senado, mas o cargo continuará com Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba. Restará ao PT a primeira-secretaria da Mesa. O posto foi negociado de forma unilateral por Rogério Carvalho, do Sergipe, o que irritou a bancada petista.

O PT também projeta que União Brasil, MDB e PDT formarão outro bloco no Senado.

Postagem Anterior Próxima Postagem