Visto diplomático do ex-presidente Jair Bolsonaro vence no fim de janeiro


O visto diplomático do ex-presidente Jair Bolsonaro perderá a validade no final de janeiro. Segundo as regras de expedição de vistos nos Estados Unidos, os portadores de vistos diplomáticos que deixam seus cargos precisam submeter novo pedido de permanência em até 30 dias após sua desincompatibilização.

Para tanto, a exigência da lei norte-americana é de se proceder o preenchimento de formulário e enviá-lo a Divisão Diplomática do Governo nesse prazo. Além disso, é preciso escrever uma carta detalhando planos e itinerário naquele país, para mudar o passaporte da categoria diplomática, para a categoria de visitante ou informar oferta de trabalho nos EUA, caso ela exista.

Não existe ainda, uma confirmação oficial de que o ex-presidente Bolsonaro tenha usado de fato o visto diplomático para seu ingresso nos Estados Unidos. Especula-se que pelo fato dele ter utilizado um avião da Força Aérea Brasileira no seu deslocamento para aquele país, possa ter utilizado o visto diplomático. Fontes próximas ao ex-presidente afirmam que ele possui visto de turista, o que justifica o fato da sua esposa Michele ter estado, em dezembro, na embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, onde são concedidos os vistos de turistas.

Caso não tenha outra permissão de estadia além do visto diplomático, enquanto a Divisão Diplomática Norte-americana analisa, é possível aguardar no país, não sendo exigido sua saída. A mudança de status, porém, não é automática, tendo inclusive o risco de ser negada.

Postagem Anterior Próxima Postagem