Governo Federal teve redução de 10% nos gastos com pessoal nos últimos 4 anos


Segundo informações divulgadas pelo Tesou Nacional, os gastos com o funcionalismo público caíram 10% nos quatro anos de mandato de Jair Bolsonaro (PL). As informações são da atualização do IPCA, que é o índice que mede a inflação.

Segundo os dados apresentados, o governo anterior foi o único que apresentou queda nas despesas com pessoal desde o início da série histórica, em 1997, sendo a menor despesa com funcionalismo desde 2009, quando Lula era presidente.

A redução dos gastos nos últimos quatro anos do governo anterior, em relação a outras gestões, é de 10% e está associada ao corte de cargos, além da diminuição do Estado. O ministro da economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, fez um acordo durante a pandemia que segurou os reajustes salariais de funcionários de carreira.

Esses números tendem a subir pois o atual presidente, Lula (PT), deve anunciar em breve um reajuste salarial para os funcionários do Executivo. Além da aprovação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição que autorizou o aumento salarial dos deputados e senadores, dos ministros do STF, do presidente da República e funcionários do Legislativo.

Postagem Anterior Próxima Postagem