Lula vai consultar ministros do STF antes de indicar novo integrante à Corte


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já fala abertamente que a opinião de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terá peso na sua escolha para a próxima vaga que será aberta na Corte.

Conforme noticiado por este jornal digital, o petista indicará dois nomes ao Supremo em 2023, com as aposentadorias de Ricardo Lewandowksi e Rosa Weber, em maio e outubro, respectivamente.

De acordo com o chefe do Executivo federal, dois ministros influenciarão diretamente a decisão dele na hora de escolher o indicado: o próprio Lewandowski e, ainda, o decano Gilmar Mendes.

As informações são da jornalista Bela Megale, que apurou junto a fontes do Palácio do Planalto que outros três ministros também serão consultados: Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber.

No caso de Gilmar Mendes, o magistrado já foi classificado como o pior desafeto dos petistas no STF. No entanto, a atuação dele nos últimos anos, especialmente após a decretação da parcialidade de Sergio Moro, ajudou a selar a reaproximação com Lula.

Postagem Anterior Próxima Postagem