Novo General de 4 estrelas já expressou visão sobre a atuação do Exército em questões direcionadas à área civil


Longe de ser uma espécie de brutamontes que só entende de organizar desfiles militares ou de gritar com seus subordinados, entre os novos componentes do alto comando do Exército Brasileiro um se destaca pela produção científica voltada para a atividade militar. HERTZ Pires do Nascimento é conhecido internacionalmente por seu trabalho à frente da Edição Brasileira da Military Review, como diretor do Centro de Doutrina do Exército e Oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Centro de Armas Combinadas do Exército dos Estados Unidos da América.

Após revisão em vários textos e posicionamentos pessoais, pode-se inferir que o novo membro do Alto Comando do Exército Brasileiro foi escolhido como parte de um projeto para o estabelecimento de uma nova fase da Força Terrestre, marcada pelo afastamento gradual da política e esmaecimento da visão de que o Exército Brasileiro seria uma espécie de “salvador da pátria”.  

Em artigo publicado na Revista de Doutrina Militar em 2013, ainda como coronel, Hertz já demonstrava que os oficiais de sua geração não tem a pretensão de acreditar que as Forças Armadas dever ser protagonistas no que diz respeito às questões ligadas ao mundo civil. Em uma reflexão sobre as operações GLO no Rio de Janeiro, o militar disse que as Forças Armadas não têm especialistas de “todas as áreas de um governo” e que “É um erro querer resolver somente com nossos meios questões tradicionalmente direcionadas à área civil…”

No texto, o oficial sugeria inclusive a parceria do Exército com instituições civis, como ONGS.

Continue lendo 

Postagem Anterior Próxima Postagem