Governo Federal afirma que 1,6 mil armas já foram entregues voluntariamente


Desde o dia 1º de janeiro cerca de 1,6 mil armas de fogo foram entregues de forma voluntária, segundo informações do Governo Federal. Apesar de ter prometido reduzir o total de armamentos em posse da população civil, as entregas ainda seguem o mesmo ritmo da gestão anterior. Em média, são 37 armas de fogo entregues por dia. O número, no entanto, é menor que o registrado durante todo o mandato de Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, por exemplo, o Sistema Desarma contabilizou 15,7 mil devoluções, uma média diária de 43 armas entregues.

Os dados são do Sistema Desarma, mantido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e abrangem o período de 1º de janeiro a 15 de março. As informações foram obtidas pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação (LAI). As entregas ocorrem por meio da Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Arma de Fogo e Munições, uma política pública permanente que não tem data para acabar.

No entanto, a gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, Natália Pollachi, aponta que o governo federal tem falhado na divulgação da iniciativa. Segundo ela, essa falta de comunicação prejudica a entrega voluntária de armamentos e munições, levando as pessoas a se desfazerem das armas por meio do mercado ilegal.

Postagem Anterior Próxima Postagem