“Boa sorte”, diz embaixador dos EUA sobre Brasil substituir o dólar em relações comerciais


Em entrevista ao jornal O Globo, Thomas Shannon, ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil, criticou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à guerra na Ucrânia, alegando que o Brasil deve se apresentar como neutro no conflito. Além disso, Shannon afirmou que o dólar é uma moeda global devido ao poder da economia americana, rebatendo a declaração de Lula sobre utilizar outras moedas para as relações comerciais entre os países do Brics.

Shannon também apontou que o Brasil está cometendo erros na aproximação com a China, mesmo reconhecendo a importância do país asiático para a economia brasileira. Ele alertou que o Brasil deve definir e articular seus interesses, sem parecer subserviente a ninguém. O ex-embaixador também criticou a aproximação do país com a Huawei, gigante chinesa de tecnologia investigada nos EUA por espionagem, apontando o risco de que a empresa possa ter acesso a informações repassadas ao governo chinês através de suas estruturas de rede de comunicação.

A entrevista de Thomas Shannon traz reflexões importantes sobre a postura do Brasil em relação à China e aos Estados Unidos, bem como sobre a utilização do dólar como moeda global. Suas considerações apontam para a necessidade do Brasil articular seus interesses de forma autônoma, sem subserviência a outros países ou empresas, e ressaltam os riscos de aproximação com empresas investigadas por questões de segurança.

Postagem Anterior Próxima Postagem