Desmatamento no 1º trimestre de Lula bate recorde no cerrado e tem segundo pior índice na Amazônia


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um grande desafio em relação à preservação ambiental do Brasil. No primeiro trimestre de 2023, foram registrados números alarmantes de desmatamento em duas das regiões mais importantes do país: a Amazônia e o cerrado.

De acordo com dados do Deter, sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que reúne informações para o combate ao desmate quase em tempo real, o desmatamento do cerrado no período de janeiro a março foi recorde, alcançando 1.375,3 km². Já na Amazônia, a área desmatada foi a segunda mais alta da série histórica, totalizando 844,6 km². Esses números representam uma área destruída equivalente a quase duas vezes a cidade do Rio de Janeiro (1.200 km²).

Os alertas de desmatamento na Amazônia já haviam sido objeto de preocupação no mês de fevereiro, quando foi registrado o pior número desde que esses dados começaram a ser monitorados pelas autoridades. O mesmo mês registrou um alerta recorde de desmatamento.

continue lendo 

Postagem Anterior Próxima Postagem