ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO TEM NOVO GENERAL COMO CHEFE

Nesta terça-feira, 4 de abril de 2023, o Salão de Honra do Estado-Maior do Exército (EME), em Brasília, foi palco da inauguração do retrato do General de Exército Valério Stumpf Trindade, que agora ocupa um lugar na galeria de Ex-Chefes.

A solenidade conto com a presença de autoridades civis, militares e convidadas, entre eles a Embaixadora do Reino Unido, Sra. Stephanie Al-Qaq, e o Embaixador da Nova Zelândia, Sr. Richard Prendergast. O evento foi presidido pelo General de Exército Tomás Miguel Ribeiro Paiva, Comandante do Exército, que também esteve presente na cerimônia de transmissão de carga do Chefe do EME.

Em seu discurso de despedida, o General Stumpf agradeceu a colaboração de todos que esperavam para concluir sua missão e garantiu a satisfação em encerrar sua trajetória na força a frente do Estado-Maior do Exército. "O EME é o órgão normativo e planejador que criou os recursos necessários para os desafios futuros do nosso Brasil", disse.

Em seguida, ocorreu a Cerimônia de transmissão da carga do Chefe do EME do General Stumpf para o General de Exército Fernando José Sant'ana Soares e Silva. O General Soares nasceu em 23 de agosto de 1960, na cidade do Rio de Janeiro, e incorporou-se às voluntárias do Exército Brasileiro em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, São Paulo.

Durante sua carreira militar, o General Soares comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército e comandou a 1ª Região Militar.

A solenidade foi marcada por discursos emocionantes e agradecimentos às contribuições do General Stumpf para o Exército Brasileiro. O General de Exército Tomás Miguel Ribeiro Paiva, Comandante do Exército, destacou a importância da gestão do General Stumpf à frente do EME e agradeceu pela sua dedicação e trabalho em prol da instituição.

Em sua primeira fala como Chefe do EME, o General Soares agradeceu a confiança depositada em sua pessoa e destacou a importância da instituição que agora está à frente. "O EME é o órgão responsável por planejar, organizar, empregar e controlar as operações militares do Exército Brasileiro. É uma honra para mim assumir essa importante função", afirmou.

A cerimônia marcou o fim de uma gestão e o início de uma nova fase no EME, que tem como objetivo preparar as capacidades necessárias para enfrentar os desafios futuros do país.

Postagem Anterior Próxima Postagem