Lula deve renovar todo o Alto Comando do Exército em 4 anos


De acordo com informações recentes, ao final de seu mandato em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá assinado decretos de promoção que farão com que mais de 110 coronéis do Exército Brasileiro sejam levados para o generalato, passando a ocupar o posto de general de brigada. Essa previsão foi feita com base no número médio de coronéis promovidos a generais de brigada a cada ano, que é de aproximadamente 28.

Com essas promoções, Lula terá alocado oficiais generais de 2 estrelas em praticamente todos os quartéis do território brasileiro, uma vez que o Exército Brasileiro mantém em média 86 generais de brigada no serviço ativo distribuídos por organizações militares de todo o país. Além disso, a atuação do presidente da república será sentida ainda mais no Alto Comando da Força Terrestre, órgão de assessoramento superior formado por oficiais no serviço ativo e compreendido como aquele que realmente decide os rumos tomados pelo Exército Brasileiro e dá o “tom político” da instituição.

Até 2026, Lula terá promovido no mínimo 15 generais para o último degrau na carreira dos oficiais combatentes, o posto de General de Exército. Essa promoção representa um grande impacto na estrutura do Alto Comando da Força Terrestre, uma vez que a posição de General de Exército é reservada para poucos oficiais de alta patente e é considerada a mais elevada na hierarquia militar.

Comparativamente, durante o governo Bolsonaro, foram promovidos 17 Generais de Divisão ao posto de General de Exército, o que indica uma atuação forte e influente no Exército Brasileiro durante esse período. O futuro próximo da instituição dependerá em grande parte das decisões e atuações do presidente da república.

Postagem Anterior Próxima Postagem