URGENTE: Lula poderá ser convocado para depor na CPMI 08/01, afirma Flávio Bolsonaro


O senador Flávio Bolsonaro quer que presidente Lula preste depoimento na CPMI dos Atos do dia 8 de janeiro e tenha seu sigilo telefônico quebrado para investigar seu conhecimento e possível envolvimento nos planos de invasão às sedes dos Três Poderes. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o parlamentar questionou as ações do ex-presidente na época e afirmou que irá protocolar uma representação contra o ministro da Justiça, Flávio Dino, por suposta interferência na Polícia Federal.

Apesar da tentativa do senador, a avaliação jurídica atual é que presidentes só podem ser convidados, e não convocados, para prestar depoimentos em comissões. O caso gerou debate durante a CPI da Covid-19, quando o senador Randolfe Rodrigues tentou convocar o então presidente Jair Bolsonaro sem sucesso. Aliados do presidente Lula afirmam que ele não utiliza celular pessoal, mas sim de pessoas próximas.

Flávio Bolsonaro também não demonstrou intimidação em convocar nomes próximos de Bolsonaro para a CPMI, como Augusto Heleno e Braga Netto, caso sejam intimados a comparecer. Segundo o parlamentar, os congressistas presentes “vão ouvir a verdade”.

Postagem Anterior Próxima Postagem