Bolsonaro chama de oportunista manifestação convocada por Deltan e Zambelli

O ex-presidente Jair Bolsonaro lançou críticas à deputada Carla Zambelli e ao Movimento Brasil Livre (MBL) em relação à mobilização de um protesto em apoio ao ex-procurador Deltan Dallagnol, previsto para ocorrer no início de junho. Por meio de seu assessor de imprensa e advogado, Fabio Wajngarten, Bolsonaro expressou sua preocupação em reavaliar quem verdadeiramente apoiou seu governo nos últimos quatro anos antes de endossar manifestações oportunistas.

Em um comentário enfático, Bolsonaro questionou a liderança daqueles que agora buscam conduzir o movimento de apoio a Deltan Dallagnol, insinuando que eles não tiveram um papel significativo durante sua gestão. O ex-presidente afirmou: "É crucial reavaliar quem realmente apoiou o Governo nos últimos quatro anos antes de endossar e promover protestos oportunistas. A direita insiste em ser conduzida por aqueles que nunca conseguiram liderar o caminho".

Essa crítica de Bolsonaro vem em meio a uma estratégia delicada para evitar conflitos com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e, ao mesmo tempo, não demonstrar apoio explícito a Deltan Dallagnol. Segundo fontes próximas ao ex-presidente, Bolsonaro busca manter uma postura cautelosa para evitar atritos com o STF, principalmente após o inquérito das fake news.


A relação entre Bolsonaro e Deltan Dallagnol teve momentos de proximidade, especialmente durante o período da Operação Lava Jato. Contudo, nos últimos meses, surgiram divergências e especulações sobre um suposto distanciamento. Segundo o ex-presidente, Dallagnol não o apoiou de forma enfática durante sua campanha de reeleição, o que teria influenciado sua posição atual em relação ao ex-procurador.


Enquanto isso, Carla Zambelli e o MBL estão empenhados em mobilizar um protesto em apoio a Deltan Dallagnol, que teve seu mandato como procurador encerrado recentemente. A intenção é promover uma manifestação em defesa do ex-procurador e da Operação Lava Jato, com o objetivo de ressaltar a importância da luta contra a corrupção.


No entanto, as críticas de Bolsonaro à liderança de Zambelli e do MBL podem gerar um cenário de divisões dentro do campo conservador. Alguns apoiadores do ex-presidente podem questionar a postura de ambos em relação ao governo anterior, enquanto outros podem considerar que a mobilização em apoio a Deltan Dallagnol é uma causa justa e necessária.


Ainda é incerto como essa tensão política entre Bolsonaro, Zambelli, MBL e Dallagnol irá se desenrolar. A expectativa é que o protesto marcado para o início de junho atraia a atenção da mídia e possa gerar debates acalorados sobre os rumores de combate à corrupção no país.

Postagem Anterior Próxima Postagem