Eduardo Girão afirma que Governo Lula tentou sabotar a CPMI até o último instante


No dia 25 de agosto, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) responsável por investigar os atos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro deu início às suas atividades, conforme anunciado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). Girão revelou que, apesar dos esforços do governo Lula para proteger a CPMI, a divulgação de imagens envolvendo o ex-ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional, fez com que o governo alterasse sua estratégia.

Em uma entrevista concedida ao Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan, Girão expressou sua convicção de que a população anseia pela verdade e pela responsabilização dos envolvidos nos chocantes eventos ocorridos no dia 8 de janeiro.

A criação da CPMI foi proposta pelo deputado André Fernandes (PL-CE) e contará com a participação de 15 senadores, 15 deputados e o mesmo número de suplentes. Além disso, haverá um membro adicional de cada Casa para representar a minoria em um sistema rotativo, totalizando 32 membros titulares.

Segundo Girão, o governo Lula tem feito todos os esforços possíveis para frustrar a formação da comissão, relatando que parlamentares foram pressionados com promessas de milhões de reais em emendas e até mesmo com cargos federais para retirar suas assinaturas.

O senador ressaltou a importância de uma abordagem técnica e imparcial na investigação, sem pré-julgamentos e livre de demagogia. Ele destacou a necessidade de que a oposição e a situação deixem de lado a retórica vazia e concentrem-se em uma CPMI objetiva, com foco na busca da verdade.

A CPMI dos Atos de 8 de Janeiro tem como objetivo esclarecer os eventos ocorridos naquela data, que envolveram manifestações e confrontos em Brasília. O trabalho da comissão será pautado pela busca por evidências e depoimentos que possam ajudar a identificar os responsáveis pelos atos violentos e promover a responsabilização de acordo com a legislação vigente.

A decisão de dar prosseguimento à CPMI representa um avanço na investigação dos acontecimentos e demonstra a importância de se esclarecer a verdade sobre os fatos ocorridos. A sociedade espera que a comissão atue de forma transparente e imparcial, garantindo que todas as informações relevantes sejam devidamente apuradas.

O site Política Online Brasil estará acompanhando de perto os desdobramentos da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro e trará atualizações sobre as investigações e os resultados obtidos ao longo do processo.

Postagem Anterior Próxima Postagem