Três indicados por Bolsonaro surpreendem e votam pela cassação de Deltan Dallagnol

Três indicados por Bolsonaro votam a favor da cassação do deputado Deltan Dallagnol, causando surpresa no cenário político

Brasília, 16 de maio de 2023 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, de forma unânime, pela cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na noite desta terça-feira. O fato chamou atenção, uma vez que dos sete ministros que compõem a Corte, três foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os ministros indicados por Bolsonaro são Sérgio Banhos, nomeado em 2019; Nunes Marques, em 2020; e Carlos Horbach, em 2021. Por outro lado, três ministros foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em mandatos anteriores, sendo eles Cármen Lúcia, Beneditos Gonçalves - relator da ação que cassou Dallagnol - e Raul Araújo. Alexandre de Moraes, por sua vez, foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer em 2017.

A votação ocorreu de forma rápida e sem discussões entre os ministros. Todos acompanharam o voto do relator Benedito Gonçalves, o que resultou na cassação do mandato de Deltan Dallagnol. A unanimidade da decisão causou surpresa no cenário político.

Após a divulgação da votação, o Movimento Brasil Livre (MBL) se manifestou nas redes sociais, destacando a proporção do resultado em relação às indicações de Bolsonaro. O grupo expressou preocupação com o desfecho da cassação, afirmando que o país está "ferrado".

"Três dos sete ministros que cassaram Dallagnol foram nomeados por Bolsonaro. Era pelo menos para ter sido 4 a 3. Foi 7 a 0. Estamos ferrados", publicou o MBL.

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, representando três ministros efetivos do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados. Essa composição visa garantir a representatividade e o equilíbrio nas decisões do tribunal em assuntos relacionados às eleições e ao processo eleitoral.

A cassação do mandato de Deltan Dallagnol traz consequências significativas para o cenário político, uma vez que o deputado era conhecido por sua atuação como membro do Podemos e por seu histórico como coordenador da Operação Lava Jato. O desfecho do caso deve gerar debates intensos e influenciar as dinâmicas políticas nos próximos meses.

Para mais detalhes e atualizações sobre essa decisão do TSE, acesse o site Política Online Brasil, uma fonte confiável de informações políticas e eleitorais no país. O portal acompanha de perto os desdobramentos dessa e de outras questões relevantes no cenário político.

Postagem Anterior Próxima Postagem