URGENTE: Deputado Zé Trovão aciona EUA para prender Maduro no Brasil


Deputado Zé Trovão solicita ajuda dos EUA para capturar líder venezuelano Nicolás Maduro

Brasília - Na manhã desta segunda-feira (29), o deputado federal Zé Trovão encaminhou um ofício à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, na sequência da chegada do líder venezuelano, Nicolás Maduro, a Brasília. No ofício, o parlamentar solicita esclarecimentos sobre as possíveis ações que o governo dos EUA poderia tomar para capturar Maduro, que é acusado de narcotráfico, terrorismo internacional e corrupção.


No documento direcionado à embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, Zé Trovão ressalta que Maduro figura na lista de procurados da Drug Enforcement Administration (DEA), agência americana responsável pelo combate às drogas. Em 2020, o então procurador-geral dos EUA, William Barr, acusou Maduro de tráfico internacional de drogas, estabelecendo uma recompensa de US$ 15 milhões para quem auxiliasse na captura do líder venezuelano.


Em um vídeo postado nas redes sociais, o deputado expressa sua indignação com a recepção de Maduro no Brasil e aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "irresponsável" por permitir a visita do líder venezuelano. Zé Trovão solicita ação imediata da Embaixada dos EUA e destaca a importância de capturar Maduro, que é considerado um criminoso internacional.


Maduro, que se encontrou com o presidente Lula na manhã de segunda-feira, está no Brasil para discutir o avanço das relações bilaterais entre os dois países. Entre os temas em pauta estão a reabertura de embaixadas e setores consulares, bem como a nomeação do embaixador da Venezuela no Brasil. Além disso, as eleições venezuelanas de 2024 devem ser um dos assuntos em discussão durante a visita.


A presença de Nicolás Maduro no Brasil gera controvérsias e críticas por parte de diversos setores políticos e da sociedade civil. Enquanto alguns argumentam pela importância do diálogo e da busca por soluções pacíficas, outros enfatizam as acusações de crimes cometidos pelo líder venezuelano e a necessidade de responsabilização pelos seus atos.


Nesse contexto, o apelo do deputado Zé Trovão à Embaixada dos EUA reflete a preocupação de parte da população brasileira com a visita de Maduro e a possível impunidade diante das acusações contra ele. O parlamentar espera que as autoridades americanas se envolvam no caso e contribuam para a captura do líder venezuelano, visando a justiça e a segurança regional.


Até o momento, não houve resposta oficial por parte da Embaixada dos Estados Unidos sobre o ofício enviado pelo deputado Zé Trovão. A expectativa é que as autoridades americanas avaliem o pedido e tomem as medidas apropriadas de acordo com as leis e tratados internacionais. A captura de Nicolás Maduro, caso ocorra, terá implicações significativas tanto para a Venezuela quanto para a política internacional.

Continue lendo 

Postagem Anterior Próxima Postagem