Parlamentares do Distrito Federal exigem demissão de Rui Costa após comentários depreciativos sobre Brasília


Parlamentares da CLDF Pedem Demissão do Ministro Rui Costa após Comentários Desprezíveis sobre Brasília


Brasília, DF - Em resposta a comentários depreciativos sobre a capital do país, parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) solicitaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a demissão do Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa. Durante um evento em Itaberaba, Bahia, Costa descreveu Brasília como uma "ilha da fantasia" e afirmou que "fazer o certo para muitos está errado. E fazer o errado para muitos é que é o certo na cabeça deles".


Os parlamentares distritais Pastor Daniel de Castro, Joaquim Roriz Neto e Thiago Manzoni expressaram, em um ofício, sua "profunda preocupação" com as declarações de Costa. De acordo com eles, as observações do Ministro questionam sua capacidade de desempenhar adequadamente suas funções e demonstram uma falta de respeito pela capital federal. Eles pedem a Lula que considere a "imediata demissão" de Costa.


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também criticou duramente os comentários de Costa, defendendo Brasília contra as críticas. Rocha chamou o Ministro de "um idiota completo" e insinuou que os comentários de Costa podem ser a origem de um recente ataque ao Fundo Constitucional do DF. Este fundo, que a União utiliza para financiar a segurança e parte da saúde e educação do DF, foi recentemente ameaçado de inclusão no teto do novo regime fiscal, o que poderia comprometer a manutenção de serviços essenciais na capital do país.


As declarações de Rui Costa provocaram uma onda de indignação entre os parlamentares e autoridades locais. O deputado Pastor Daniel de Castro destacou que Brasília é uma cidade que acolhe pessoas de todo o país e que contribui significativamente para o desenvolvimento nacional. Ele ressaltou a importância de valorizar a capital federal e repudiou os comentários do Ministro, considerando-os ofensivos e irresponsáveis.


Joaquim Roriz Neto, outro parlamentar da CLDF, salientou que Brasília é uma cidade que abriga não apenas a sede do governo, mas também milhões de pessoas que trabalham, estudam e vivem na região. Ele enfatizou que a capital tem uma economia diversificada e desempenha um papel fundamental para o país.


Thiago Manzoni, também membro da Câmara Legislativa, ressaltou a importância histórica e cultural de Brasília, além de sua relevância como centro político e administrativo. Ele destacou que a cidade é símbolo da democracia brasileira e que os comentários de Rui Costa são desrespeitosos não apenas com os brasilienses, mas também com todos os cidadãos do país.


Além dos parlamentares, diversas autoridades e líderes políticos manifestaram repúdio aos comentários de Rui Costa. O presidente da CLDF, Rafael Prudente, afirmou que a capital federal merece respeito e reconhecimento por sua importância para o país. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Jr., declarou que as declarações do Ministro são lamentáveis e demonstram desconhecimento sobre a cidade.


A repercussão negativa das declarações de Rui Costa ressalta a importância de se valorizar e respeitar Brasília como a capital do país. Os parlamentares e autoridades locais esperam que o presidente Lula considere seriamente o pedido de demissão do Ministro Chefe da Casa Civil, a fim de preservar a imagem e a dignidade da capital federal e de seus habitantes.

Postagem Anterior Próxima Postagem