Presidente da Câmara, Arthur Lira, afirma que o Congresso é conservador e liberal após encontro com Lula

Durante uma entrevista à CNN, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez questão de deixar claro que o Congresso Nacional é uma instituição com uma postura "conservadora e liberal". As declarações de Lira surgiram após uma reunião recente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde discutiram os desafios enfrentados na articulação política do governo.


Lira ressaltou que o atual Congresso não foi eleito com uma plataforma progressista de esquerda, mas sim como um órgão reformista, liberal e conservador, com perspectivas próprias. Ele observou que os parlamentares estão agora diretamente influenciados por seus eleitores através das redes sociais, o que torna o funcionamento do Congresso bastante diferente do que era há duas décadas.


O presidente da Câmara também sugeriu que o governo precisa se esforçar mais e a articulação política precisa estar mais em sintonia. Ele acredita que, com a participação ativa do ex-presidente Lula, o governo poderá construir uma base mais sólida. Na semana passada, Lira expressou preocupação com a falta de apoio do governo petista na Câmara, especialmente em relação à dificuldade de aprovar a Medida Provisória dos ministérios. No entanto, ele reconheceu que o governo tem obtido êxitos em pautas que foram compromissos da Câmara.


Lira mencionou líderes de partidos como PSDB, Cidadania, União Brasil, Progressistas e Republicanos, afirmando que, apesar das dificuldades, eles têm fornecido os votos necessários para o governo. Ele ressaltou que a reforma tributária deve ser o foco principal e reiterou o apelo para o envolvimento do governo nessa questão. Lira mencionou o compromisso assumido com Lula de que a reforma tributária deve chegar ao plenário da Câmara ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar.


Além disso, o presidente da Câmara informou que líderes partidários terão uma reunião com Lula ainda nesta segunda-feira para discutir a articulação política do governo. Essa reunião é vista como uma oportunidade para fortalecer os laços entre o Executivo e o Legislativo e buscar uma maior alinhamento na condução das pautas de interesse do governo.


A declaração de Arthur Lira sobre o caráter conservador e liberal do Congresso Nacional reflete a complexidade política do país e a necessidade de um trabalho árduo na construção de consensos e apoio político para a aprovação das reformas e projetos de interesse do governo. Resta acompanhar como essa articulação política se desenvolverá e quais serão os resultados alcançados nessa nova fase com a participação do ex-presidente Lula.

Postagem Anterior Próxima Postagem