Lula reafirma sua independência política: 'Nenhum deputado me ajudou

Presidente Lula afirma que não deve favores a parlamentares e ressalta importância das recentes aprovações no Congresso

Alvo de pressões por mudanças no comando de ministérios para acomodar interesses de partidos do Centrão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de afirmar, nesta quarta-feira (12), que a aprovação da reforma tributária e do projeto de lei que retoma o voto de qualidade no Carf pela Câmara dos Deputados, na semana passada, não foi um "favor" dos parlamentares a ele.

"Nenhum deputado, nenhum senador fez um favor para mim e não fez nenhum favor para o governo porque o projeto não é do governo, é da sociedade brasileira. Senadores e deputados fizeram um favor para a própria imagem do Congresso Nacional e da sociedade brasileira", disse o presidente ao comentar a votação das propostas.

Lula ressaltou que a política é um jogo de negociações e que, mesmo diante de obstáculos, é possível alcançar avanços significativos. Ele enfatizou a importância das recentes aprovações no Congresso, que surpreenderam muitos analistas políticos.

"Às vezes, depois de dois não, acontece um sim. A política é isso. Quem é que acreditava que a gente fosse aprovar a reforma tributária com a pressa que aprovou na Câmara? Quem é que imaginava que a gente fosse aprovar o Carf? A política é exatamente isso, é a gente fazer com que as coisas impossíveis aconteçam para que as pessoas comecem a acreditar na política", declarou o presidente.

Postagem Anterior Próxima Postagem