Deputados cobram ministro Alexandre Padilha por cargos


Bancada do PSD na Câmara Cobra Comando da Funasa e Critica Ministra da Saúde


A bancada do PSD na Câmara emparedou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação do governo com o Congresso, durante uma conversa após a cerimônia de lançamento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas no Palácio do Planalto.


No encontro, os parlamentares do PSD demonstraram insatisfação em relação ao governo, cobrando a entrega do comando da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) ao partido e criticando a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pela demora na liberação de recursos para hospitais federais no Rio de Janeiro.


O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), e os deputados Pedro Paulo (RJ) e Laura Carneiro (RJ) estavam entre os parlamentares presentes. Durante a conversa, a deputada Laura Carneiro mencionou que, se a bancada fosse prejudicada, a ministra Nísia Trindade também seria afetada.


A situação ficou tensa quando os repórteres começaram a registrar o acontecimento, aumentando a irritação de parte da bancada. No final da conversa, o ministro Padilha descreveu a situação como um "baculejo," uma gíria para abordagens policiais nas ruas. Quando procurado por jornalistas, o ministro evitou dar declarações sobre o assunto.


A presidência da Funasa tem sido alvo de disputa, com o PSD reivindicando a posição desde a reforma ministerial em agosto. O partido indicou o ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, para a presidência da Fundação. Até o momento, o governo não fez nenhum aceno em relação à direção da Funasa.


A Fundação Nacional da Saúde havia sido extinta no início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi recriada em julho, com o prazo de 30 dias, que expirou em 15 de setembro. O impasse persiste, uma vez que o presidente da Câmara, Arthur Lira, estava ausente do país durante o período de negociações.


O PSD mantém sua pressão pelo comando da Funasa, aguardando uma decisão do governo sobre o assunto.

Postagem Anterior Próxima Postagem