CPMI do 8/1: Relatório final será votado no dia 18 de outubro


A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentará o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro nesta terça-feira (17), com a votação programada para a quarta-feira (18). As datas foram confirmadas pelo presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), marcando o fim dos trabalhos iniciados em maio.


Ao longo dos últimos meses, a CPMI coletou 20 depoimentos, incluindo os dos generais Augusto Heleno e Gonçalves Dias, ex-ministros-chefes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), bem como do coronel Jean Lawand e do tenente-coronel Mauro Cid, ambos ex-ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Outros depoimentos incluíram o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, George Washington e Wellington Macedo, que foram condenados por planejarem a explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília no final de 2022.


Contudo, a senadora Eliziane Gama enfrentou críticas da oposição ao longo de seu trabalho na CPMI. Houve denúncias de que ela teria combinado perguntas com Gonçalves Dias. A oposição também alega que o relatório já estava pronto antes de ouvir as testemunhas e que teria sido elaborado com o intuito de indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelas invasões às sedes dos Três Poderes. A votação do relatório final promete ser um momento crucial e muito debatido na comissão.

Postagem Anterior Próxima Postagem