Filho de GDias ganha cargo em novo ministério de Lula


Filho do ex-ministro GDias assume cargo no Ministério do Empreendedorismo de Lula


Gabriel Lopes Gonçalves Dias, filho do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Lula, o general GDias, foi nomeado para um cargo de chefia no Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.


Nesta nova função, Gabriel Gonçalves Dias será responsável por liderar a Assessoria Especial do ministro Márcio França. Antes dessa nomeação, Gabriel já trabalhava com Márcio França no Ministério dos Portos e Aeroportos, onde desempenhava a função de chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos. Seu salário, no valor de R$ 11,3 mil, deverá permanecer inalterado.


Essa nomeação ocorreu em fevereiro deste ano, um mês após a invasão das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, o que culminou na saída de GDias do governo. Mensagens encontradas no telefone celular de GDias indicaram um encontro entre Gabriel e o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de janeiro, o deputado Arthur Maia. As mensagens sugeriam que "Meu filho vai estar com Arthur Maia hoje". No entanto, Arthur Maia negou o encontro e afirmou que, embora possam ter se encontrado no Ministério dos Portos e Aeroportos, não foram apresentados e não se conhecem.


Gabriel Gonçalves Dias se torna uma figura relevante nas investigações relacionadas aos eventos de 8 de janeiro, e seu pai, GDias, prestou depoimento à CPMI criada pelo Congresso, atribuindo as falhas na segurança à "informação divergente" sobre o risco de invasões e à ineficiência da Polícia Militar do Distrito Federal. A nomeação de Gabriel para um cargo de chefia no governo Lula levanta questões sobre possíveis conexões políticas e suas implicações nas investigações em andamento.

Postagem Anterior Próxima Postagem