Lula sobre fim de sanções dos EUA à Venezuela: “Satisfação”


Em uma declaração histórica, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou satisfação com a retirada das sanções dos Estados Unidos contra a Venezuela. Na quinta-feira (19), Lula elogiou a ação da Casa Branca, que ocorreu após o governo de Nicolás Maduro e a oposição terem assinado um acordo para a realização de eleições livres no ano seguinte.


Lula compartilhou seu contentamento por meio de uma publicação na rede social X, destacando a importância de eliminar sanções unilaterais que prejudicam as populações afetadas e dificultam os esforços de mediação e resolução de conflitos. Ele enfatizou que o levantamento total e permanente das sanções contribui para a normalização da política venezuelana e a estabilização da região.


Essa notícia segue o anúncio do governo dos EUA, feito na quarta-feira (18), informando que o Departamento do Tesouro norte-americano aliviou as sanções relacionadas ao petróleo e ao gás produzidos na Venezuela. Contudo, foi ressaltado que essas medidas poderão ser revogadas caso o acordo para eleições justas na Venezuela em 2024 não seja cumprido por Maduro. O pacto, que também inclui a presença de observadores internacionais nas eleições, foi firmado na última terça-feira (17) em Barbados.


Lula celebrou a assinatura desse importante acordo entre o governo e a oposição da Venezuela, enfatizando a presença de representantes de diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, México, Países Baixos, Rússia e Colômbia, no evento em Barbados. Esse passo significativo promete abrir caminho para a normalização política no país sul-americano e para a estabilidade na região.

Postagem Anterior Próxima Postagem