URGENTE: Situação de Moro é grave! Pode ter mandato cassado e ficar inelegível


URGENTE: Procuradoria Eleitoral do Paraná Recomenda Cassação do Mandato de Sergio Moro por Abuso de Poder Econômico


Nesta quinta-feira (14/12), a Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná enviou um parecer favorável à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), alegando abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022.


Os procuradores regionais Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado concluíram que há mérito na acusação de abuso de poder econômico, recomendando não apenas a cassação do mandato de Moro, mas também a inelegibilidade do senador e de seu companheiro de chapa, Luís Felipe Cunha.


Sergio Moro prestou depoimento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em 7 de dezembro, respondendo às perguntas do relator e do Ministério Público, mas optando por não responder aos questionamentos dos advogados dos partidos acusadores, PT e PL.


As Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) movidas pelo PT e pelo PL acusam Moro de abuso de poder econômico e irregularidades em arrecadação e gastos eleitorais. O parecer da Procuradoria, no entanto, descartou as acusações de uso indevido de comunicação social e caixa dois.


As legendas solicitam a cassação de Moro e sua inelegibilidade por oito anos, fundamentando-se em supostas irregularidades nas contas de campanha. Destaque para a controvérsia em torno do benefício que Moro teria recebido de recursos do Podemos, partido pelo qual concorreu à Presidência, em sua campanha para o Senado pelo União Brasil.


Apesar do Ministério Público Eleitoral ter recomendado a continuidade da ação em junho, a Procuradoria recusou os pedidos da defesa de Moro para encerrar o processo, concordando em ouvir testemunhas relacionadas ao caso. Importante ressaltar que Sergio Moro nega veementemente as acusações.


Os processos encontram-se em andamento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e podem ser encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fases subsequentes. A decisão da Procuradoria lança uma sombra sobre o futuro político de Sergio Moro, podendo resultar na cassação de seu mandato e na inelegibilidade, caso a recomendação seja acatada pelos órgãos judiciais.


Fique atento às atualizações, pois este desenvolvimento pode ter implicações significativas na arena política, alterando o cenário e as perspectivas para Sergio Moro e seu partido, União Brasil-PR.

Postagem Anterior Próxima Postagem