Impeachment de secretário de Biden é aprovado na Câmara


Secretário de Segurança Interna dos EUA Sofre Impeachment em Meio a Crise na Fronteira


A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos votou por uma margem estreita, nesta terça-feira (13), pelo impeachment de Alejandro Mayorkas, o secretário de Segurança Interna dos EUA. Os republicanos acusaram Mayorkas de “recusa intencional e sistêmica em cumprir a lei” e de “quebra da confiança pública” em meio a um aumento no número de imigrantes ilegais que atravessaram as fronteiras dos EUA.


O país passa por uma crise na fronteira que deve ser um dos principais temas das eleições marcadas para novembro. Nos EUA, um político sofre um impeachment quando o processo é aprovado pela Câmara dos Deputados, sem a necessidade de uma aprovação do Senado. Mas o político só é destituído de seu cargo após a aprovação dos senadores.


A moção foi aprovada com 214 votos a favor e 213 contra. Mayorkas é o primeiro secretário de gabinete em exercício a sofrer impeachment. A votação ocorreu uma semana depois de a Câmara ter rejeitado um processo de impeachment contra o secretário. Na ocasião, os republicanos não tinham a maioria necessária para aprovar a moção.


Ao contrário da semana passada, quando a falta de quórum fez com que o impeachment de Mayorkas não fosse aprovado, a liderança republicana se certificou de que tinham os votos necessários. O deputado Steve Scalise regressou a Washington depois de se ausentar por conta de um tratamento de câncer para que o Partido Republicano conseguisse os votos necessários.


Para que Mayorkas seja destituído do cargo, o Senado americano deve aprovar o impeachment do secretário com a aprovação de dois terços da casa legislativa, o que é considerado improvável. A Câmara dos Deputados dos EUA é republicana, enquanto o Senado tem maioria democrata e deve rejeitar a moção.


A crise na fronteira dos EUA tem sido um tema recorrente na política americana, e o aumento no número de imigrantes ilegais atravessando as fronteiras do país tem gerado controvérsias e debates acalorados. Com as eleições se aproximando, a questão da imigração promete ser um dos principais pontos de discussão entre os candidatos e partidos políticos.

Postagem Anterior Próxima Postagem