De forma inesperada, levante contra o "sistema" ganha mais um aliado de peso (veja o vídeo)


Durante a 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia no Mato Grosso do Sul, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, fez um discurso contundente prometendo lutar pelos direitos dos advogados no país. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira (10/4), ganhou destaque inesperado quando um popular presente gritou "Fora, Xandão", referindo-se ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.


Diante desse comentário, Simonetti reagiu afirmando: "Nós vamos chegar lá". Essa declaração ressoou entre os presentes e demonstrou a determinação do presidente da OAB em enfrentar questões delicadas relacionadas à justiça e aos direitos dos profissionais da advocacia.


Um dos principais pontos abordados por Simonetti em seu discurso foi a necessidade de garantir o direito dos advogados à sustentação oral nos tribunais. Esse debate ganhou relevância após a recusa do ministro Alexandre de Moraes em permitir a sustentação oral de advogados em agravos regimentais. Embora não tenha mencionado diretamente o nome do ministro, Simonetti destacou a importância do diálogo para resolver essa questão.


"Apresentaremos uma PEC para que acabe a discussão se o que vale mais é o regimento de um tribunal ou o Estatuto da Advocacia, que é regido por uma lei federal, e é onde estão descritos todos os nossos direitos. O direito de que nós possamos, da tribuna sagrada, representar o povo brasileiro, retirando suas angústias, desfazendo as injustiças perpetradas contra o cidadão do Brasil", afirmou o presidente da OAB.


A promessa de Simonetti de avançar com uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para garantir os direitos dos advogados reflete a crescente mobilização da comunidade jurídica em defesa de suas prerrogativas e da independência da advocacia. A atuação proativa da OAB em questões fundamentais para a garantia do Estado de Direito e da justiça no Brasil mostra a importância da sociedade civil organizada na promoção de mudanças significativas no sistema judiciário.


Enquanto o vídeo do discurso circula nas redes sociais e desperta debates sobre a atuação do poder judiciário, fica evidente a necessidade de um diálogo aberto e construtivo entre todas as partes envolvidas. A defesa dos direitos dos advogados não se limita apenas à categoria, mas reflete a luta por um sistema jurídico mais justo e equitativo para todos os cidadãos brasileiros.


O compromisso de Beto Simonetti em enfrentar desafios e buscar soluções para questões cruciais relacionadas à advocacia é um exemplo inspirador de liderança e engajamento cívico. À medida que a sociedade brasileira enfrenta uma série de desafios políticos e sociais, a atuação da OAB e de seus representantes se mostra fundamental na defesa dos princípios democráticos e na promoção de um sistema jurídico que atenda aos interesses de todos os brasileiros.

Postagem Anterior Próxima Postagem