STF envia pedido para travar arquivamentos sobre Bolsonaro


Futura presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber determinou, nesta terça-feira (16), que o procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifeste sobre pedidos da cúpula da CPI da Covid-19 para travar o arquivamento de parte das investigações que foram abertas contra o presidente Jair Bolsonaro.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, apontou falta de elementos robustos reunidos pela comissão parlamentar de inquérito contra os alvos, entre eles, Bolsonaro e autoridades e ex-ministros do governo, e solicitou o engavetamento das denúncias.

Das dez apurações abertas a partir da CPI, duas foram arquivadas pela própria Suprema Corte. Outras seis, entretanto, tiveram pedido de arquivamento pela Procuradoria-Geral da República, enquanto duas continuam em andamento. Os parlamentares pediram que, antes de tomar uma decisão sobre o encerramento das apurações, o STF determine que a Polícia Federal detalhe as provas reunidas durante a investigação da CPI.

De acordo com a CPI, como a PGR havia requerido que as denúncias fossem separadas por fatos, imputações e provas a partir do relatório final da Comissão Parlamentar, o encerramento só deve ser avaliado após esta etapa. Na petição, a CPI afirma que os pedidos de arquivamento de Lindôra Araújo para encerrar os casos fazem uma “leitura minimalista do Direito Penal raramente observadas em manifestações do Ministério Público”.

Postagem Anterior Próxima Postagem