Rosa Weber: Voto digital é confiável e acelera apuração


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou nesta quarta-feira (21) que as urnas eletrônicas “permitem confiança e velocidade na apuração” dos votos.

A declaração da magistrada ocorreu durante um evento com representantes do Poder Judiciário dos países que integram o Brics. São eles: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“O Brasil tem histórico de confiança no uso de tecnologia inovadora para solução de problemas institucionais. Talvez o caso de maior destaque, nesse ponto, se refira ao nosso sistema eleitoral, que substituiu a votação por cédulas de papel — que possibilitava muitas fraudes — por um método informatizado desde 1996, com a implantação do sistema de urnas eletrônicas auditáveis”, explicou Weber.

“Os votos digitais permitem confiança e velocidade na apuração, de modo a viabilizar a declaração dos resultados no mesmo dia”, sustentou.

As urnas são confiáveis, auditáveis e têm melhor performance na comparação com outros métodos de apuração de votos, defendeu a ministra.

“Trata-se de feito singular e que apresenta melhor performance quando comparado com quaisquer outros métodos, e cuja credibilidade e legitimidade são evidenciadas pela inexistência de demonstração efetiva de falhas no sistema ao longo dos quase trinta anos de sua aplicação”, acrescentou.

Postagem Anterior Próxima Postagem