Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi nomeado para o Coter


As Forças Armadas nomearam o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, para o Comando de Operações Terrestres do Exército (Coter), no cargo de chefe do preparo das forças terrestres. Ele terá a responsabilidade instrutiva no comando da corporação e uma das suas atribuições será a de auxiliar no preparo para Garantias da Lei e da Ordem (GLOs).

Inicialmente, Cid estava cotado para assumir a direção do 1º Batalhão de Ações de Comandos, em Goiânia, mas foi preterido pelo comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva que assumiu o Exército brasileiro após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitir o general Júlio César de Arruda.

Na época, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a demissão de Arruda ocorre em virtude de uma “fratura no nível de confiança” do Executivo em relação às Forças Armadas. “Evidentemente que, depois desses últimos episódios, como a questão dos acampamentos e a questão do dia 8 de janeiro, as relações no comando do Exército sofreram uma fratura no nível de confiança”, observou. “Achávamos que precisávamos estancar isso logo de início, até para que pudéssemos superar esse episódio.”

Postagem Anterior Próxima Postagem