“Tabajara”: Líder indígena acusa Moraes de usar expressão de maneira pejorativa


Após a fala do ministro Alexandre de Moraes do STF, que classificou o plano relatado por Marcos do Val como “tentativa tabajara” de um suposto golpe, lideranças indígenas afirmaram que a expressão foi usada de maneira preconceituosa contra o povo originário Tabajara, segundo publicação do site Poder360.

Segundo Suhyasun, indígena do povo Pataxó, a maneira como a palavra foi usada pelo magistrado implicam uma carga negativa que liga indígenas a algo pejorativo.

“Tabajara é um povo muito forte do Nordeste, um povo de resistência. Muita gente não sabe. É muito triste ver essa utilização do nome. Não é para se tampar os olhos ou para achar engraçado. A própria utilização que teve na televisão ajudou a reforçar a palavra como algo negativo, algo ruim. Isso é muito triste, principalmente para nós, povos indígenas. Principalmente para um povo que sofre muita discriminação e preconceito, para um povo do Nordeste”, afirmou o líder indígena.

“Tabajara” foi uma palavra usada por décadas no programa humorístico Casseta e Planeta, exibido pela TV Globo, que atribuiu a palavra a produtos de má qualidade e/ou de procedência duvidosa.

Postagem Anterior Próxima Postagem